quinta-feira, 29 de agosto de 2019

RESUMO




O estudo tem como objetivo construir, analisar, aplicar e avaliar o impacto do material pedagógico no ensino das lutas nas aulas de Educação Física. A metodologia foi dividida em três etapas: na primeira, construímos o material pedagógico. Nesse momento, revisamos a literatura, elaboramos as categorias, abrimos os debates, sugerimos as atividades e os textos e, por fim, montamos o material. Na segunda etapa, aplicamos o material pedagógico por meio de um curso de formação continuada; a terceira e última etapa se configura pela avaliação do impacto material pedagógico feito por meio de assessoria a um professor, adotamos a pesquisa-ação como ponto chave, no qual o conceito poderia modificar o espaço investigativo. O material pedagógico em questão sobre o ensino das lutas não pretende ser entendida como uma fórmula pronta, mas como um suporte para auxiliar os professores nas aulas. Os achados nos mostraram que esse conteúdo possui pouco debate acadêmico e que seu ensino é permeado de estereótipos muitas vezes associados à violência, além de compreender a formação docente de maneira fragilizada nos cursos de licenciatura (não considerando o chão da escola). Ainda encontramos que o trato pedagógico para esse ensino precisa de muito mais debates. Para melhor entendimento da literatura, dividimos o trabalho em três categorias tais como: aspectos pedagógicos e metodológicos, violência e lutas no contexto escolar e, por fim, formação docente. O nosso propósito ao implementar essa pesquisa foi o de trazer as lutas para um ambiente que possa ser discutido academicamente haja vista a gama de valores existentes nas lutas e que são inerentes à própria história do homem.


 PALAVRAS CHAVE: Lutas, Material Pedagógico e Docente. 

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