Lutas na Educação Física escolar: relação
entre conteúdo, pedagogia e currículo
Resumo
Vítima
de restrição nas aulas de Educação Física, o tema “lutas”
foi incluído no Currículo de Educação Física do Estado de São
Paulo (CEF-SP) como conteúdo próprio da disciplina. Nesse sentido,
o professor precisa ter tido uma vivência de lutas para tratar deste
conteúdo? Que saberes são necessários para dar aula de luta na
escola? Como se dá a transposição prática das lutas sugeridas no
CEF-SP? O objetivo do trabalho é refletir sobre o ensino de lutas
nas aulas de Educação Física com o foco nos saberes profissionais
docentes. Foram entrevistados três professores: (i) professor
especialista em lutas; (ii) professor de Educação
Física sem histórico
de práticas de lutas (iii) professor de Educação
Física com histórico
de prática de lutas. Os resultados permitem concluir que não se
exige que o professor seja um treinador ou especialista em lutas e
artes marciais, no entanto, é necessário estudar, confrontar e
reformular seus saberes docentes para ministrar os conteúdos luta em
suas aulas.
Unitermos:
Lutas. Educação Física. Currículo.
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